
TRATAMENTOS
Juntos, entenderemos melhor a sua condição de saúde e buscaremos o tratamento mais adequado para você. Aqui, ofereço apoio com algumas informações, mas nada substitui a análise e o diagnóstico médico.
Se precisar, conta comigo.
Osteoporose
Doença conhecida por ossos frágeis e suscetíveis à fraturas, que pode acometer homens e mulheres em qualquer idade, especialmente, mulheres na pós-menopausa, na qual níveis do hormônio estrogênio ficam baixos, não conseguindo manter o cálcio dentro osso, deixando ele frágil.
É uma doença silenciosa por não causar dor e nem outros sintomas até que ocorra a fratura por fragilidade, sendo mais comum em coluna vertebral, costelas, fêmur ou punho. Postura curvada ou perda de estatura são sinais que o paciente possa apresentar essa condição.
Diagnóstico
A fim de evitar fraturas, o diagnóstico dessa doença é feito através da densitometria óssea, exame de imagem indolor e rápido, que avalia a densidade mineral óssea do paciente, indicando se o paciente apresenta níveis de osteoporose (T-score < -2,5).
Quais os tratamentos para osteoporose?
O tratamento da osteoporose visa fortalecer os ossos e prevenir fraturas, envolvendo uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicação.
Tratamento não medicamentoso
-
Dieta rica em cálcio: alimentos como leite, queijo, iogurtes e vegetais de folhas verdes escuras são fonte de cálcio, combinado com a exposição solar segura para vitamina D.
-
Exercícios de fortalecimento muscular com sustentação de peso ou resistência progressiva (musculação).
-
Mudanças no estilo de vida: cessar tabagismo e ingestão de bebidas alcóolicas.
-
Prevenção de quedas em casa: iluminação adequada, evitar superfícies escorregadias, tapetes soltos ou subir em bancos, colocar corrimão em banheiros e corredores.
Tratamento medicamentoso
-
Existem dois tipos de medicamentos para osteoporose: os antireabsortivos, visando evitar perda de massa óssea, entre eles alendronato, risedronato, acido zoledrônico e o denosumabe e também os anabólicos, visando ganho de massa óssea, sendo eles a teriparatida e o romosozumabe.
Além da terapia medicamentosa, também é importante realizar mudanças no estilo de vida, como controle do estresse, perda de peso, prática de atividade física e controle de outras doenças crônicas, como o diabetes.
Se você se identifica com algum desses sintomas ou tem dúvidas sobre a artrite psoriásica, não hesite em me procurar. Estou aqui para ajudar a cuidar da sua saúde e garantir que você tenha uma vida com menos dor e mais mobilidade. Juntos, podemos encontrar a melhor forma de tratamento para você.