
TRATAMENTOS
Juntos, entenderemos melhor a sua condição e buscaremos o tratamento mais adequado para você. Aqui, ofereço apoio com algumas informações, mas nada substitui a análise e o diagnóstico médico.
Se precisar, conta comigo.
Artrite Psoriásica
A artrite psoriásica é uma doença inflamatória crônica que provoca dor, inchaço e rigidez nas articulações ou na coluna vertebral, associada à lesões de pele de psoríase.
A psoríase caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas que se espalham pelo corpo. Até 30% dos pacientes com psoríase podem evoluir com esse tipo de artrite e geralmente isso ocorre 10 anos após as primeiras manifestações cutâneas. Entretanto, o quadro de artrite também pode iniciar antes ou simultaneamente com as lesões de pele.
Essa doença pode acometer homens e mulheres igualmente e pode se manifestar em qualquer idade, geralmente entre os 30 e 50 anos. Reconhecer e tratar precocemente essa doença é fundamental para manter a qualidade de vida e evitar danos permanentes nas articulações.
Sintomas
-
Dor, inchaço e rigidez nas articulações das mãos, punhos, joelhos tornozelos e pés.
-
Dor lombar associada à rigidez matinal, principalmente pela manhã (espondilite).
-
Lesões de pele avermelhadas e descamativas, principalmente em áreas extensoras, como cotovelos, joelhos. Também pode ocorrer em áreas de dobra e couro cabeludo.
-
Alterações nas unhas- manchas e escavações, muitas vezes confundido com uma micose que não melhoram
-
Inchaço nos dedos em mãos e pés (dactilite ou dedos em salsicha)
-
Dor nos tendões e ligamentos, especialmente nos calcanhares e na planta dos pés.
-
Fadiga
Diagnóstico
Na consulta, o reumatologista, além de revisar o histórico do paciente, realiza o exame físico completo, examinando articulações, pele e unhas.
Também pode solicitar exames de exames de imagem que comprovem a inflamação articular, entre eles o ultrassom e a ressonância magnética, associados a exames laboratoriais para aumentar a eficácia diagnóstica.
Quais os tratamentos para artrite psoriásica?
O tratamento visa melhora dos sintomas, redução de dano articular e recuperação da qualidade de vida do paciente visando sempre à remissão, já que essa doença não tem cura.
Há diversos tratamentos disponíveis para artrite psoriásica a fim de reduzir a inflamação e que dependem da gravidade do acometimento articular e da pele, podendo incluir:
-
Uso de anti-inflamatórios para controle da dor e inchaço articular.
-
Medicamentos modificadores de doenças reumáticas:
> imunossupressores sintéticos, como o metotrexato, leflunomida, sulfassalazina.
> imunossupressores biológicos: medicamentos que bloqueiam atividades específicas do sistema imune, como por exemplo, adalimumabe, golimumabe, infliximabe, secuquinumabe, guselcumabe, entre outros. -
Exercícios físicos e fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e força muscular.
Além da terapia medicamentosa, também é importante realizar mudanças no estilo de vida, como controle do estresse, perda de peso, prática de atividade física e controle de outras doenças crônicas, como o diabetes.
Se você se identifica com algum desses sintomas ou tem dúvidas sobre a artrite psoriásica, não hesite em me procurar. Estou aqui para ajudar a cuidar da sua saúde e garantir que você tenha uma vida com menos dor e mais mobilidade. Juntos, podemos encontrar a melhor forma de tratamento para você.